Páginas

09 maio 2013

Unhas e cabelos - uso de produtos inadequados



Olá meninas!

Estava passeando em alguns blogs semana passada e me deparei com a seguinte dica:

Misture as bases da Colorama (Nutri Base Pró Fortalecimento, nivelamento e crescimento) em partes iguais e coloque 2 gotas de FORMOL.

Quase pirei e infartei.

Sim, e muitas meninas ficaram doidas com a mistureba e ja iam fazer "pra ontem" a tal "poção mágica".

Galera, um pouco da sua atenção antes de fazer besteira e ficar sem unhas (exagero feelings), mas na composição dessas bases estão a resina tosilamida e resina epoxi que são derivados do formaldeído e você ainda quer pôr mais?

"O formol ou formaldeído endurece as unhas, selando-as evitando que elas quebrem ou lasquem.
Mas a substância deve ser prescrita por um médico em uma fórmula de base fortalecedora manipulada e nunca nas comuns. Caso contrário o tiro pode sair pela culatra: há o risco de irritação, alergia e intoxicação e, a longo prazo até o enfraquecimento das unhas". (Revista Boa Forma - junho de 2012).

Unhas grandes e fortes, quem não quer?
Mas usem o bom senso antes de tudo.
Se você usou a internet para procurar a "dica de fortalecimento de unhas", use a mesma para pesquisar se essa "receita" pode ser ou não prejudicial `a você e sua saúde.

Além disso muito cuidado também se você faz alisamento no cabelo.
Entre milhares de opções existente hoje no mercado, está o Glutaraldeído (também conhecido como Glutaral), que tem a mesma função e os mesmos perigos do Formol.
As duas substâncias são tóxicas e tem uso liberado para cosméticos apenas para conservação do produto em sua produção (cerca de 0,2% para o Formol e 0,1% para o  Glutaraldeído).
Mas estão sendo encontradas em alisamentos clandestinos como principio ativo.
O Glutaraldeído em altas dosagens pode causar queimaduras, dermatite química, inflamação, coceiras, descamações e reações al érgicas graves. A inalação pode causar crise de bronquite e asma, e em casos mais extremos, a chamada pneumonia química, que pode levar a morte.

Portanto meninas, cuidado com esses milagres instantâneos!!!

(fontes: Revista Boa FormaBlog - Boas Práticas Farmacêuticas e Anvisa)

E antes de fechar esse post, vi aqui sobre o esquema de fraude do leite. E uma das substâncias encontradas nessa mistura, estava o formol.
Se inalando o negócio não é legal, imagina ingerindo?

Espero que fique o alerta para todas!!

B-jus



Nenhum comentário:

Postar um comentário